
Os valores do milho voltaram a subir na semana passada, interrompendo, portanto, o movimento de queda diária que vinha sendo verificado desde o encerramento de abril. De acordo com os pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), os preços domésticos foram influenciados pela apreensão de agentes com a chegada de uma frente fria em parte das regiões produtoras, que pode trazer geadas e, consequentemente, prejudicar o atual bom desenvolvimento das lavouras.
De acordo com levantamento do Cepea, na sexta-feira (13), o preço subiu 0,16%, a R$ 86,54/sc de 60 kg, segundo o indicador Esalq/BM&FBovespa, de Campinas, no Estado de São Paulo. Entre 29 de abril e 6 de maio, o preço caiu 1,84%, a R$ 86,63/sc de 60 kg na sexta-feira (6), o menor patamar nominal deste ano, segundo o indicador;
Além disso, as cotações também foram impulsionadas pelas altas externas do cereal, que, por sua vez, subiram diante de estimativas oficiais indicando possível queda na produção mundial do cereal, devido ao clima desfavorável nos Estados Unidos e a dificuldades diante da guerra na Ucrânia.
Lavouras de milho
A situação das lavouras de milho de verão melhorou levemente em relação ao levantamento anterior. Agora 56% das lavouras estão em boas condições, 34% em situação média e 10% ruins, na fase de maturação. No dia 12 de abril, a colheita atingia 92%, com 1% das lavouras em frutificação e 99% em maturação. Em boas condições estavam 55% das lavouras, com 33% em situação média e 12% ruins.
Com informações do Cepea e Safras & Mercado
Foto capa Wenderson Araujo/CNA